quarta-feira, dezembro 07, 2005

Diálogos matemáticos XVII: as proporções do Raul

- Mamãe, mamãe
- Diga, meu amor.
- Mamãe, mamãe. Dez é muito ou é pouco?
- Depende.
- Depende? e não pára de rir - meu filho acha uma graça quando respondo com alguma palavra diferente da pergunta. Continuo:
- Quer ver? Se eu tenho dez cabelos, isso é muito ou é pouco?
- É pouco. Ri.
- Mas se eu tenho dez casas, é muito ou é pouco?
- É ...
- É muito, a gente só precisa de uma casa, não é?
- É.
- E se você tiver dez reais?
- É pouco.
- E se você tiver dez escovas de dente, é muito ou é pouco?
- É muito.
- E dez mochilas?
- É muito.
- E se você tiver dez livros?
- É pouco.
- E dez geladeiras?
- É muito – ele cai na gargalhada.
- E se você tem dez carrinhos, isso é muito ou pouco?

Ele pára e me olha pensativo.

- É suficiente, Raul. Dez carrinhos dá para brincar 1 milhão de vezes. Sigo com o questionamento:
- E brincar um milhão de vezes, é muito ou é pouco?
- É muito, mamãe.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse Raul deve ser uma peça rara e linda né? Abs Elis!!!