sexta-feira, maio 28, 2021

Como posso compreender um sentimento sem nome?

Em busca das marcas físicas do sentimento.

Este ano meu repertório de sentimentos ganhou um exemplar sem nome. Não sei se ingenuidade minha mas não sabia sequer conceber algo parecido antes de senti-lo. Não se trata de amor, ou de um amor maior do que jamais provei, tampouco se trata de raiva, ou de uma raiva maior do que jamais provara. Isso mesmo, não se trata de um sentimento com nome, universal, com um comportamento previsível. O sentimento que experimentei este ano é mesmo difícil de explicar. Não pode ser um misto disso e daquilo, porque não é. O que senti não é parecido com prazer nem com alegria. Não é ódio ou compaixão. Experimentei um sentimento novo, sem descrição. Procuro o gosto desse sentimento na boca. Tento perceber por onde saliva minha língua. Não sei dizer, parece que é lateral. Procuro o sentimento também na barriga. Tento perceber se está cheia, vazia, com fome, doída, mas a minha barriga não responde. Está vazia parece, mas não tem fome. Também procuro o sentimento no sono. Como anda meu comportamento no sono. Se deitar eu durmo, é até um prazer. Mas se quiser passar a noite em claro, sentindo essa minha experiência nova, eu posso. Parece que não é um sentimento relacionado ao sono. Não está fácil de decifrá-lo. Procuro o sentimento na minha paciência. Ah, minha paciência. Parece que ela está afetada. Não sei se afeta a paciência ou se é a paciência que afeta esse sentimento novo. Mas o sentimento novo é impaciente. Procuro então em mais lugares, já que a busca parece me levar a uma rota interessante para descrevê-lo. Onde mais posso procurar meu sentimento? Procuro-o na minha criatividade. Ele não parece reagir. Procuro-o na minha preguiça. A preguiça parece se contaminar. Ela ganhou um aliado, talvez. Rapidamente procuro-o também na minha disposição de viver. O sentimento está lá, na minha disposição de viver, mas ele ao mesmo tempo que me empurra à vida, também me tira dela, me afasta, me pára. A minha disposição de viver e a minha paciência parece que estão bem relacionadas a esse sentimento novo.

Nenhum comentário: